Concertos Íntimos 2015: Últimos lugares para o concerto de Rita Guerra em Estarreja
terça, 13 de janeiro, 2015
Prestes a esgotar, a abertura da 9ª edição dos Concertos Íntimos do Cine-Teatro de Estarreja está nas mãos de Rita Guerra. A cantora e compositora prepara um concerto acústico e de proximidade com o público, onde se incluem os sucessos que marcaram uma carreira com mais de trinta anos. Este sábado, dia 17 de janeiro, pelas 21h30, a voz que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2003, apresenta-se pela primeira vez no Cine-Teatro de Estarreja.
Aos 47 anos, Rita Guerra é uma das vozes femininas mais populares em Portugal, assente numa carreira com mais de três décadas e acumulados sucessos. “Cavaleiro Andante”, do álbum “Desencontros”, que gravou com Beto, abriu caminho à afirmação da cantora e compositora como uma das maiores intérpretes nacionais. Multifacetada e de olhos postos no futuro, a presença e voz singulares de Rita Guerra tiveram eco internacional, partilhando palcos com nomes como Ronan Keating e Michael Bolton. Presença assídua no top nacional de vendas, voz de várias personagens no universo do cinema de animação, foi também a figura escolhida para representar Portugal no 48º Festival Eurovisão da Canção (2003), interpretando “Deixem-me sonhar (só mais uma vez)” em Riga, na Letónia.
A sua estreia no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), na abertura dos Concertos Íntimos 2015, fica marcada pela apresentação do sétimo disco. “Volta” dá nome ao novo álbum de originais, marcando o regresso de Rita Guerra aos palcos nacionais, num registo refrescado e atual. Uma vez mais, Rita Guerra mostra a capacidade de se reinventar, sem esquecer o caminho percorrido. Acompanhada por Pedro Pinto (contrabaixo) e Gonçalo Santuns (percussão), Rita Guerra (voz e piano) prepara um concerto acústico e intimista para o CTE, com canções novas, mas onde não vão faltar os grandes êxitos que preencheram a sua carreira.
Os bilhetes, a 12,5€, encontram-se à venda na Bilheteira do CTE, no site da Bilheteira Online, nas lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés. O concerto inclui o serviço de babysitting, para crianças dos 4 aos 8 anos de idade, cuja inscrição gratuita pode ser realizada através de envio deformulário ou contactando diretamente a Bilheteira do CTE.
Concertos Íntimos 100% portugueses
Rita Guerra é o 25º nome dos Concertos Íntimos do CTE, ciclo focado na música nacional e lusófona. Uma marca da programação do CTE com histórico de lotação esgotada em cada concerto agendado. Sérgio Godinho, Sara Tavares e Jorge Palma [2007]; Clã, The Gift e Camané [2008]; Madredeus, Paulo de Carvalho e Ana Moura [2009]; Tereza Salgueiro, Fafá de Belém e Nuno Guerreiro [2010]; David Fonseca, Pedro Abrunhosa e Cristina Branco [2011]; Clã, GNR e Carminho [2012]; Pedro Abrunhosa, António Zambujo e Tim [2013]; Mafalda Veiga, A Naifa e Luís Represas [2014] incluíram este ciclo de concertos nas edições anteriores e levaram ao CTE um total de 11.379 espetadores.
Os meses de janeiro, março e maio são anualmente pautados pela presença de artistas da cena musical nacional, apresentando-se ao vivo, em concertos de caracter intimista focados na relação de proximidade com o público. Os três nomes que completam o cartaz dos Concertos Íntimos 2015 são Rita Guerra (17 jan.), Tiago Bettencourt (21 mar.) e António Zambujo (23 mai.), voltando a afirmar a qualidade, atualidade e pertinência artística do ciclo, que continua a apostar na divulgação da música portuguesa.
Rita Guerra nos Concertos Íntimos 2015