dom 12 out 16H00
dom 12 out 21H30
CINEMA | 3,50€ | 2,50€ [C/DESC. HABITUAIS]
APOIO REDE ICA - CCA
AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO
[+ info]
Realizador: Miguel Gomes
Actores: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho
Ano: 2008
Idade: M/12
Duração: 150 minutos
Género: Drama
Distribuidora: O Som e a Fúria
País de Origem: Portugal
Ficção invadida pelo documentário, Aquele Querido Mês de Agosto seria a história das relações sentimentais entre pai, filha e o primo desta, músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do Portugal profundo, em que imigrantes regressados à terra se cruzam com populares durante o quente mês de Agosto. Lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos.
Seria essa história e não é, porque realizador e equipa técnica irrompem pelo filme dentro, em vez de irem directamente ao assunto, e se misturam com actores não profissionais, entre os quais Sónia Bandeira e Fábio Oliveira. O filme conta ainda com a participação de Luís Marante, cantor do Agrupamento Musical Diapasão.
Aquele Querido Mês de Agosto é a segunda longa-metragem de Miguel Gomes, depois de A Cara Que Mereces e várias curtas-metragens. O realizador justifica assim a entrada no documentário na ficção: "Documentário? Ficção? A meio deste filme vemos uma ponte: a ponte romana de Coja sobre o rio Alva, da qual se atira Paulo ''Moleiro''. Sem querer parecer Confúcio, diria que de qualquer uma das margens que esta ponte une se avista perfeitamente a outra. E que o rio é sempre o mesmo".
voltar