seg 11 abr 10H00
seg 11 abr 15H00
ter 12 abr 10H00
ter 12 abr 15H00
qua 13 abr 10H00
qua 13 abr 15H00
qui 14 abr 10H00
qui 14 abr 15H00
sex 15 abr 10H00
sex 15 abr 15H00

SERVIÇO EDUCATIVO | 10€ [INCLUI TODAS AS SESSÕES]

NAS LINHAS DO CORPO

OFICINA DE MOVIMENTO/DANÇA & DESENHO (FÉRIAS DA PÁSCOA) PARA CRIANÇAS DOS 10 AOS 14 ANOS
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

Autoria, direcção Artística e pedagógica: Yola Pinto
Coordenação e produção: Yola Pinto e CultIdeias
Orientação: Vera Lopes

Partindo de ideias e formas de fazer originários da área do Desenho e do Movimento Contemporâneo, vamos experimentar as semelhanças entre ambos, através da exploração de diversas formas de percepção, acção e composição dos materiais descobertos.

O corpo humano será o tema principal desta pesquisa, a partir de cujas linhas se pretende descobrir novas danças no papel, no espaço e nos figurinos.

Um corpo completo, flexível, e em constante transformação que vai brincando com estas duas formas de expressão para contar as suas (muitas) histórias!

Este projecto educativo surge na consequência de vários anos de pesquisa a propósito das ligações entre o corpo, o seu movimento e as artes plásticas.

OBJETIVOS /METODOLOGIA
-Explorar várias temáticas como o peso, a velocidade, a densidade e a intenção do ponto de vista da pedagogia do movimento e do ponto de vista da expressão plástica.
- Transportar as recordações de movimentos no espaço para o papel.
O olhar torna-se sensação, a sensação torna-se gesto e o gesto deixa uma marca na superfície do papel ou outras.
- Criação de exercícios que trabalham o mesmo tema com disciplinas diferentes, criando estímulos uma para a outra, visando a INTERDISCIPLINARIDADE.
- Experimentação dos vários sentidos e a capacidade de estabelecer contacto emocional com o trabalho quer de desenho quer de movimento.


A acção conta com 10 sessões de duas horas cada, nas manhãs e tarde de uma semana completa. Para dar sustentabilidade ao trabalho a desenvolver com o grupo de crianças, estas devem participar em todas as sessões desta actividade. No final do mesmo, se assim entenderem, as crianças poderão experimentar apresentar o seu trabalho à comunidade.