Apresenta-se o futuro da música galega: um quinteto de Santiago de Compostela que caminha entre o funk e o rap. Entre o rap e o reggae. Porém sem casar-se com nenhum dos três estilos. E eis que Som do Galpóm é uma banda que faz uma mescla original num estilo arrojado e muito próprio.
Foi precisamente com essa receita caseira que se apresentaram em certames como o GZcrea em 2007 (finalistas), o IV Concurso da Foundation Reggae Festival (primeiro lugar), e ganharam em Setembro de 2008, a segunda edição do concurso Nsaio no Camiño perante outras 150 bandas. Desde esses inícios Som do Galpóm já deu mais de uma centena de concertos por toda a Espanha difundindo seu estilo e a sua mensagem.
En el mes de marzo’09, Som do Galpóm hará realidad su primer Lp. Será de con Falcatruada (Narf, Lamatumbá, The Homens, Nordestin@s…), discográfica con la que aúnan esfuerzos para difundir la fuerza que atesoran.
Ellos son Gael de Esteban (voz), Brais de Esteban (violín y coros), Xurxo García (guitarra clásica y eléctrica), Alejandro Castro (bajo y coros) y Aitor García (batería).