Teatro 3€
Rui Catalão texto
Teresa Arcanjo direção e encenação
Ana Amaro, Carlota Pinto, Henrique Rainho,
Joana Faria, João Silva, Lucília Anjos, Mariana
Ribeiro, Mariana Rodrigues, Nuno Pinho e
Rita Vinha (Grupo de Teatro Juvenil do CTE) interpretação
Cine-Teatro de Estarreja produção
O Grupo de Teatro Juvenil do CTE apresenta a peça Ester, do português Rui Catalão, no âmbito do projeto PANOS 2013. Trata-se de uma adaptação de “O Livro de Ester” do Antigo Testamento, onde o medo e a morte são os temas principais.
Ester é uma jovem judia que vive no Império Persa e que, depois de casar com o rei Xerxes e assistir à possível condenação do povo judeu, vive um grande dilema: fazer segredo das suas origens para salvar a vida? Ou incorrer num ato punível com pena de morte para defender os seus? Ester é um hino à coragem de quem assume a sua fragilidade e inexperiência, em oposição à cobardia, ao oportunismo e ao cinismo dos poderosos, usando acima de tudo a inteligência.
Rui Catalão procurou trazer a história de Ester para os nossos dias, enriquecendo-a de uma dinâmica de jogo com “enganos e charadas, onde os fortes se mascaram de fracos e os fracos usam o poder para esconder as suas debilidades”.
Ester procura demonstrar que o egoísmo nos condena à solidão, à ambição desenfreada e à loucura
Rui Catalão