150.º ANIV. NASCIMENTO DO NEUROCIENTISTA
AUDITÓRIO 5,00€ | 3,00€ (cartão amigo, cartão sénior e jovem municipal) | SESSÃO c/ lugares marcados
GÉNERO OPERETA | DURAÇÃO 90 m | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6
Após 150 anos do nascimento de Egas Moniz, a “A Nossa Aldeia” transforma-se em espetáculo de palco. Um tributo, ao homem, que tanto fez por Avanca e seus conterrâneos! A obra revisita os anos 20, quando Egas Moniz decide escrever na sua casa em Avanca, uma pequena opereta para entreter os amigos mais chegados. A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de setembro do ano de 1920. Com este texto todos ficam a saber como será Avanca do futuro, pelo olhar ficcionado do neurocientista, que segundo ele, não seria muito diferente das grandes metrópoles atuais.
O espetáculo, que integra também a programação de “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”, terá a direção artística e encenação a cargo de Leandro Ribeiro, e direção musical dirigida por Vítor Sousa. Envolvendo a comunidade e artistas locais, que se apropriarão do texto, e pelo uso da música e do canto, apresentarão uma obra identitária das terras e gentes de Estarreja.
OPERETA: versão mais curta, menos ambiciosa e ostensiva do que a ópera, sendo hoje comparada à “comédia musical”.
Leandro Ribeiro adaptação, direção artística, encenação e cenografia, Vítor Sousa direção musical, No Sorriso da Lua e Comunidade Estarrejense intérpretes musicais (música e canto), Marta Baldaia desenho e confeção de figurinos e adereços, Clara Oliveira produção executiva (Sol d’alma), Sol d’Alma – Associação de Teatro e Comunidade Estarrejense interpretação, Município de Estarreja, No Sorriso da Lua e Sol d’Alma – Associação de Teatro coprodução, Município de Estarreja promotor
Receita do espetáculo vai reverter a favor da PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos
Espetáculo promovido pelo Cine-Teatro de Estarreja